Embalagens Sustentáveis: 5 benefícios do seu uso para a sua empresa

“A primeira impressão é que fica”. “A propaganda é a alma do negócio”.Essas duas frases populares ilustram muito bem a questão da embalagem, que é um dos principais artifícios de propaganda no ponto de venda. Uma embalagem bonita desperta interesse e até mesmo interfere no processo de decisão de compra.

Os consumidores passaram a se preocupar mais com as questões ambientais e, nesse ponto, as embalagens dos produtos industriais se tornaram até mal vistas. Numa sociedade onde o ecológico e o sustentável têm grande visibilidade, o design da embalagem pode ser ainda mais atrativo para alguns. Nesse contexto, surge a tendência das embalagens sustentáveis. Elas trazem consigo diversos benefícios para as empresas que nelas apostam.

Deseja conhecê-los? Continue lendo nosso post e saiba mais!

1. Redução de custos

A partir do momento em que a empresa adota uma linha de pensamento mais sustentável, ela passa a querer enxugar cada vez mais seus processos. Ou seja, buscam-se formas de evitar desperdícios, reaproveitar materiais e reutilizar recursos. Todas essas ações proporcionam uma grande redução dos custos de produção. Portanto, ter uma empresa sustentável pode, sim, ser lucrativo.

Para que uma embalagem seja considerada sustentável, é preciso levar um conta uma série de aspectos. Muitos pensam que basta que ela seja composta por material reciclável. Porém, ela vai além disso. É essencial que a produção promova a economia de recursos e a otimização dos processos internos. As embalagens sustentáveis são sinônimos de economia e eficiência para o meio ambiente, a sociedade e, é claro, a própria empresa.

2. Satisfação dos funcionários

Além das atividades econômicas, uma empresa possui um grande papel no âmbito social. Por isso, adotar uma postura que mostra a instituição preocupada com o meio ambiente e a comunidade faz com que a sociedade como um todo se sinta bem com aquela marca. Dentro dessa comunidade, estão incluídos os próprios funcionários da corporação. Essas ações sustentáveis os motivam e inspiram a também repensar seus atos de acordo com a consciência ambiental.

Um funcionário não é apenas um recurso para gerar mais lucro. Ele é um ser humano e, portanto, possui sua bagagem educacional, profissional, cultural e social. Ter funcionários motivados e inspirados impulsiona muito o desenvolvimento de uma empresa, pois eles se dedicam para o sucesso do empreendimento assim como se dedicam ao seu próprio sucesso.

Funcionários nada mais são do que clientes internos. Mesmo que não consumam os produtos ou serviços da empresa para qual trabalham, possuem grande potencial de influência na construção da imagem da marca.

3. Benefício legal

As consequências das atividades humanas já podem ser vistas no ambiente. As ações geraram uma consciência geral sobre a importância da preservação ecológica. Assim, desde as menores até as mais grandiosas atitudes podem gerar um impacto positivo no planeta, fazendo com que as autoridades passassem a adotar mais rigidez na legislação relacionada a assuntos ambientais.

Sendo assim, muitos empresários já estão notando a importância da sustentabilidade ambiental não somente como aspecto financeiro, mas também como alto valor legal. Aqueles que não se adequam às leis ambientais são submetidos às fiscalizações.

O investimento em embalagens sustentáveis faz com que os gestores passem a gerir os recursos de maneira mais racional. Essas atitudes diminuem os impactos ambientais. Além de evitar punições por parte de governo, a empresa ainda pode usufruir de uma série de incentivos fiscais oferecidos para empresas que adotam posturas sustentáveis, como, por exemplo, a isenção de alguns impostos.

4. Melhorias no branding

Branding é o trabalho de construção e gerenciamento da imagem de uma marca no mercado. Com um bom branding, o valor da empresa se torna maior. Ou seja, é basicamente sua reputação. E a sustentabilidade ambiental pode se tornar uma grande aliada da construção dessa boa imagem, especialmente nos tempos atuais. O consumidor atual não escolhe mais produtos apenas por preços baixos ou por alta qualidade. Ele é mais engajado em questões ambientais, mais exigente e crítico. Com grandes incentivos ao consumo consciente, o consumidor do século 21 é mais severo, e pode até mesmo boicotar empresas que não têm preocupação ecológica.

Esse consumidor, mais consciente sobre questões ecológicas, busca empresas que tenham a mesma linha de pensamento que ele. É basicamente uma questão de identificação e ideologia. Utilizar embalagens sustentáveis torna um negócio ambientalmente responsável, o que agrega muito valor à marca. Uma prova disso é a valorização das ações de empresas ambientalmente responsáveis na bolsa de valores, uma vez que elas têm despertado maior interesse dos investidores.

5. Vantagem competitiva

As embalagens sustentáveis garantem produtos embalados de forma mais eficiente e menos complexa. Isso gera redução nos custos com transporte, facilidade no estoque, menor utilização de insumos e, é claro, efeitos menos impactantes no meio ambiente. A partir do momento em que o branding for bem-sucedido, conseguindo associar todos esses benefícios à imagem da marca, será possível dar um grande salto competitivo.

Uma imagem corporativa ligada à responsabilidade ambiental e social faz com que a marca se destaque no mercado competitivo. Os clientes que consideram as questões ecológicas — a maioria — vão criar uma forte preferência pela empresa. Mais do que isso, a comunidade em geral terá uma boa visão sobre as atividades e produtos da corporação. Enquanto isso, os concorrentes que não se adaptarem a essa tendência de mercado ficarão para trás.

No mundo empresarial, a sustentabilidade nada mais é do que o conjunto de atitudes éticas e práticas tomadas visando a não agressão ao meio ambiente e economia dos recursos naturais. Porém, isso não anula a busca por crescimento econômico. Afinal, sem ele as empresas não conseguem se manter no mercado.

As embalagens sustentáveis são uma ótima opção para empresas que querem se adaptar às tendências ecológicas, pois oferecem uma série de vantagens. A principal delas diz respeito à construção da imagem da marca perante os consumidores, o mercado e a sociedade como um todo.

Agora que já você conhece os benefícios, que tal investir em embalagens sustentáveis no seu negócio? Aproveite o espaço para comentários e compartilhe suas sugestões e dúvidas conosco!

 

Postagens relacionadas
Treinamento comercial: 5 dicas de como fazer com sucesso!
Treinamento comercial: 5 dicas de como fazer com sucesso!
Profissionalização de empresas: o passo a passo para o sucesso
Outbond ou inbound marketing? Qual o ideal para uma PME?
7 tendências no desenvolvimento para embalagens de produtos
Entenda como e por que o pós-venda vai transformar o seu negócio!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web