Conheça 7 dicas incríveis para fidelizar clientes

Conheça 7 dicas incríveis para fidelizar clientes

Programas voltados para a fidelizar clientes têm se tornado bastante comum nas empresas. Muitas delas sabem que essa ação proporciona um custo bem menor do que conquistar novos consumidores. Manter o foco no cliente fiel é uma das maiores riquezas no mundo corporativo, independentemente de qual segmento é o seu negócio.

Os empreendimentos que mantêm o foco na fidelização de clientes garantem que eles sejam porta-vozes de suas marcas. Esse mercado fiel, com seu grande potencial de engajamento, funciona como um núcleo de atração para novos compradores, além de espalhar a boa imagem de sua marca.

Dessa forma, preparamos este post para que você conheça 7 dicas incríveis para fidelizar clientes. Então, continue lendo!

1. Atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido

Toda empresa precisa satisfazer seus clientes e o atendimento precisa ser um grande diferencial. Ele é, talvez, o individualizador menos perene dentro de um negócio, uma vez que quase todas as outras ações podem ser feitas pela concorrência. Desse modo, proporcionar um ótimo atendimento é o primeiro passo para cativar seus clientes.

No entanto, o que é um bom atendimento? Pode-se dizer que o suporte diferenciado inicia no momento em que a equipe de vendas é treinada para atender o cliente como ele almejaria de ser atendido.

A equipe de vendas conduz os sinais dados pelo possível comprador e atua nas suas inclinações e necessidades. Até mesmo a forma de abordagem é determinada conforme as respostas do consumidor. Para isso, além de bastante sensibilidade, o vendedor necessita compreender os pensamentos, ouvir e se colocar no lugar de quem está comprando.

2. Direcione o foco para o cliente certo

Antes mesmo de esgotar suas energias na busca de alcançar o máximo do mercado, é preciso saber fidelizar clientes e manter o foco no público correto. Apenas direcionando as ações estratégicas de seu negócio para as pessoas certas será possível assegurar um atendimento de qualidade.

Mas, quem são seus clientes em potencial? Onde eles se encontram? O que eles estão procurando? O que eles esperam dos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa? Saber responder a esses questionamentos é essencial para focar sua estratégia de negócio e de marketing para o público correto, além de salvaguardar a fidelização de clientes. Não adianta imaginar que é viável oferecer a todos os nichos o melhor atendimento do mercado. Não existe produto ou serviço que satisfaça a todos.

3. Crie uma experiência de atendimento única para fidelizar clientes

Várias pessoas creem equivocadamente que seus negócios dependem absolutamente de pessoas proativas, educadas, atenciosas, entre outras características.

Assim, não acredite nessas inverdades. Grande parte dos negócios é dependente de processos, visto que eles permitem que pessoas comuns realizem trabalhos complexos.

Várias empresas levam suas equipes à fadiga em pesados treinamentos, para garantir que todo o fluxo de atendimento seja executado do mesmo modo, com as mesmas expressões, com as mesmas indagações, assegurando que a experiência e as entregas aconteçam de maneira perfeita.

Não importa se seu negócio é um pequeno comércio ou uma grande empresa; é preciso mostrar ao seu cliente que ele é especial, que você está satisfeito em atendê-lo e que você se empenhou em cada ação do atendimento dele e se preparou para fazer tudo com cautela e empenho.

Então, mostre que o seu atendimento não é simplesmente bom, mas é excelente todas as vezes que o cliente necessitar.

4. Dê tratamento VIP para clientes fiéis

Quando os clientes estáveis representam a maior parte de todo o faturamento de sua empresa, certamente eles merecem, no mínimo, um tratamento diferenciado. Por causa disso, invista em ações de relacionamento como cupons de descontos, newsletters exclusivas e benefícios de um clube de fidelidade.

Para esse público, vale adiantar lançamentos e ofertas, além de investir em conteúdo personalizado. Lembre-se de que esses clientes proporcionam a maior parte da receita de sua empresa.

5. Tenha a melhor entrega

Não vai resolver nada você atrair, agradar e vender, se a sua mercadoria ou serviço de entrega oferecido não é algo que ultrapassa as expectativas do cliente. Ele também precisa se sentir motivado a falar bem de sua empresa, para indicar seu negócio a terceiros.

Essa desmotivação ocorre muitas vezes por causa do desalinhamento entre expectativa e entrega. Dessa forma, para resolver esse problema não esqueça:

  • no decorrer de toda a etapa de vendas, deixe claro as entregas e realize sempre conexões sobre a expectativa do cliente e o produto final;

  • caso seja viável, surpreenda seu cliente ao final com algo que mudará sua experiência, fazendo-o se sentir especial;

  • faça investimento de parte da sua verba de marketing em qualidade dos serviços, visto que, apesar de ser clichê, um cliente satisfeito proporcionará muito mais receitas e indicações que qualquer outro. Ou seja, saia do procedimento comum e seja único na entrega. Assim, cada vez sua empresa necessitará de menos marketing de propaganda.

6. Faça constantemente a medição da satisfação do seu cliente

Para se ter um controle melhor dos processos de atendimento de sua empresa, faça medições das suas ações, descubra quais passos da venda convertem mais, qual aplicação deixa o seu cliente mais satisfeito, qual colaborador está atendendo melhor e assim por diante.

Procure combater energicamente os seus problemas quando acontecerem e não se esqueça:

  • tenha uma comunicação clara e eficaz a fim de impedir que o problema se intensifique;

  • apure as responsabilidades e execute melhorias de processos e treinamentos;

  • mapeie bem as falhas rapidamente;

  • seja transparente com seu cliente;

  • tenha um protocolo para solucionar seus problemas.

7. Monitore o seu mercado

Toda ação que visa a fidelização de clientes por meio de uma campanha de e-mail marketing ou o lançamento de um conteúdo especial pode ser monitorada. Para isso, é interessante contar com um CRM (Customer Relationship Management) e uma equipe voltada para resultados.

O monitoramento auxilia na melhora constante de sua estratégia e, a partir dos resultados de cada investida, você pode reunir muito mais dados significativos sobre seu público-alvo, suas opções de abordagem e necessidades. Então, encare esse processo como uma etapa virtuosa: quanto mais você monitora, mais saberá sobre seu público e maior é a sua capacidade de inovar estratégias.

E aí, gostou do nosso artigo sobre as 7 dicas incríveis para fidelizar clientes? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro deste e de outros assuntos!

 

Postagens relacionadas
Entenda como e por que o pós-venda vai transformar o seu negócio!
Como a embalagem pode se tornar o diferencial de uma empresa?
Plano de Negócios: Entenda o que é e como ele pode ajudar a organizar suas vendas!
Como aumentar a visibilidade para sua marca no exterior?
5 passos para conquistar a confiança do consumidor
5 passos para conquistar a confiança do consumidor

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web