5 passos para conquistar a confiança do consumidor

5 passos para conquistar a confiança do consumidor

Se você está começando as atividades de uma empresa, saiba que existem dois grandes desafios para chegar ao sucesso: prestar serviços de alta qualidade e conquistar a confiança do consumidor. Ambos exigem muito planejamento, trabalho, dedicação e responsabilidade. Os clientes não querem apenas preços competitivos, mas também serem atendidos com respeito.

Você precisa entender que os fregueses são a alma do negócio e fundamentais para a organização obter excelentes resultados financeiros e consolidar uma imagem de prestígio no mercado. Ao cumprir esses dois objetivos, uma empresa tem mais chances de superar a concorrência.

Neste post, você vai conhecer 5 passos para um empreendimento convencer os clientes de que oferece serviços dignos de confiança. Confira:

1. Trabalhe com profissionalismo

O estabelecimento pode ter uma localização ótima e preços atraentes, mas isso não basta para deixar público-alvo satisfeito e fidelizá-lo. Você sabe por quê? A resposta é que o atendimento é um aspecto crucial para o engajar os clientes.

Imagine que você vai a um restaurante pela primeira vez, porque viu o anúncio de uma promoção. Ao chegar no local, encontra um garçom que está muito impaciente e desinteressado em tirar as suas dúvidas sobre os pratos e as sobremesas oferecidos.

Com certeza, essa postura deixa uma impressão muito ruim e vai fazer com que você dificilmente retorne ao estabelecimento. Se um empreendedor quer evitar esse tipo de situação, deve tomar algumas medidas, como:

  • fornecer treinamentos periódicos para a equipe (os funcionários devem estar bem preparados para se relacionarem com os clientes e prestarem um bom serviço);
  • motivar os seus colaboradores por meio de bônus por desempenho (oferecer incentivos desperta o interesse dos funcionários pelo aperfeiçoamento dos trabalhos);
  • marcar presença no estabelecimento (o gestor deve mostrar que está presente ao local para orientar e ajudar os empregados a terem um bom desempenho);
  • fazer com que os seus colaboradores estejam à disposição dos clientes (paciência e simpatia devem ser as marcas de um bom atendimento).

2. Proporcione comodidade

Tenha em mente que o consumidor deve se sentir praticamente em casa. Qualquer pessoa precisa estar à vontade quando está adquirindo serviços ou mercadorias. Já pensou ir a uma loja de material de construção onde o estacionamento tem poucas vagas?

Sem dúvida, é um fator que vai fazê-lo frequentar o local menos vezes do que gostaria. Outro exemplo que facilita bastante a vida dos consumidores é o uso do código de barras. Num supermercado, esse recurso permite que os clientes tenham a noção exata do custo de cada mercadoria.

O estabelecimento deve disponibilizar os leitores de código de barras em vários setores para facilitar a consulta dos preços. Com essa medida, a empresa mostra transparência e evita, ao máximo, as possibilidades de os consumidores desistirem da compra de um produto no caixa por causa de erro no valor indicado.

Se você pretende fidelizar os seus clientes, pense na possibilidade de oferecer uma sala de espera com biscoito, café, água, jornais e revistas. Essa ação pode ser adotada numa oficina mecânica. Ficar em pé esperando o atendimento por muito tempo deixa qualquer pessoa irritada.

Proporcionar conforto ao público-alvo é um diferencial importante para conquistá-lo. Isso mostra que você se preocupa com a satisfação do seu cliente, o que ajuda a construir uma boa imagem no mercado.

3. Utilize os canais de comunicação para ter a confiança do consumidor

Um empreendedor inteligente deve ter como prioridade uma comunicação de alto nível com os fregueses. Ou seja, deve disponibilizar várias alternativas para os clientes entrarem em contato com a empresa.

Além disso, deve ter uma equipe capacitada para tirar as dúvidas, analisar as demandas e respondê-las com rapidez e eficiência. Não adianta você contar com profissionais qualificados na sua loja ou no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), caso tenha uma gestão amadora nas redes sociais.

Pense no estrago que um negócio pode ter quando um consumidor recebe uma resposta indelicada no Facebook. Com certeza, um problema que poderia ser resolvido com facilidade toma uma grande dimensão de forma desnecessária.

Construir uma boa imagem é uma tarefa que requer tempo, disposição e excelentes serviços. Contudo, destruí-la é muito fácil. Para isso, basta apenas cometer erros grosseiros que mostram desrespeito com o consumidor.

Com uma boa comunicação, você apresenta os produtos da sua marca, interage com o público-alvo com inteligência e conquista a empatia e a confiança dos fregueses. Como já dizia o velho ditado popular: “quem não se comunica, se trumbica!”.

4. Valorize a clientela fiel

Se você quer conquistar a confiança do consumidor, deve valorizá-lo. Uma maneira de fazer isso é oferecer benefícios especiais para aqueles que adquirem produtos e serviços do seu estabelecimento com frequência.

Uma iniciativa muito praticada é o famoso cartão fidelidade. Por exemplo, uma pizzaria oferece um desconto de 50% no valor de uma refeição, quando um cliente atinge o valor considerado ideal para ganhar o benefício.

Outra medida que ajuda a cativar os consumidores é a oferta de brindes. Se você percebe que uma pessoa gosta de frequentar o seu empreendimento, forneça algo que tenha relação com o seu negócio gratuitamente.

Por exemplo, uma loja de brinquedos pode dar um livro infantil após uma compra de determinado valor. Isso pode ser feito como uma forma de agradecer a preferência do cliente. Sem dúvida, o freguês vai se sentir valorizado e feliz com essa ação.

5. Demonstre que os seus serviços são elogiados

Não use as redes sociais apenas para destacar o lançamento de novos produtos ou serviços e atender a reclamações do público. Você também pode aproveitar o Facebook, o Twitter e o YouTube, por exemplo, para mostrar que os clientes estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela empresa.

Procure sempre informar para os fregueses que a organização tem contas nas redes sociais em que eles podem conferir novidades, como promoções e abertura de novas unidades. Uma boa comunicação ajuda a obter elogios sinceros e a fortalecer a imagem da marca. Não se esqueça de que a propaganda é alma do negócio.

Outra medida interessante é exibir, no interior do estabelecimento, troféus e placas referentes a prêmios pelos serviços prestados. Assim, você indica para os clientes que trabalha com seriedade e competência, o que contribui para aumentar a credibilidade.

Com certeza, você conhece agora ações relevantes para ganhar a confiança do consumidor. Para obter um desempenho ainda melhor, veja nossas 5 dicas para gerar crescimento empresarial saudável e aproveite o conhecimento para expandir o seu negócio!

Postagens relacionadas
6 dicas práticas para uma reunião realmente produtiva
6 dicas práticas para uma reunião realmente produtiva
8 habilidades essenciais para um empreendedor de sucesso
Gestão de pessoas: 5 dicas práticas para o dia a dia
Gestão de pessoas: 5 dicas práticas para o dia a dia
investidores
8 estratégias eficientes para conseguir investidores para sua empresa
6 tecnologias que podem tirar o seu negócio da crise

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web