Como superar a sazonalidade de final de ano e aumentar as vendas no e-commerce

Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Black Friday, Natal… O nosso calendário dispõe de diversas datas comemorativas que impactam nas vendas do comércio, pois interferem de forma direta no comportamento dos consumidores — o que pode ser chamado de sazonalidade.

Além dessas ocasiões especiais, também temos o exemplo do verão — que potencializa as vendas de biquínis, sorvetes e óculos de sol, por exemplo — e do inverno — quando a procura por vinhos, queijos e fondues aumenta consideravelmente.

O efeito da sazonalidade influencia todos os setores do varejo, e é importante que os comerciantes estejam preparados para aproveitar ao máximo essa oportunidade de aumentar os seus ganhos.

Neste post, explicaremos o que é sazonalidade e como a sua empresa pode se beneficiar dela para ampliar a renda!

O que é sazonalidade?

Em termos de mercado, a sazonalidade se refere a qualquer tipo de produto ou de serviço que pode sofrer com as oscilações de demanda ao longo de um ano.

Entre os principais fatores capazes de interferir na procura de produtos e serviços estão:

  • as estações do ano;

  • as datas comemorativas; e

  • os eventos especiais, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo.

A alteração no faturamento trazida pela sazonalidade pode ser positiva ou negativa. E, para ambos os casos, é preciso que os empreendedores estejam preparados para lidar com essas interferências de mercado.

Por que ela impacta nas vendas?

De modo geral, a sazonalidade impacta nas vendas em função do aumento da busca por artigos de determinado segmento. Pela lei da oferta e da procura, é comum que, diante dessa oscilação, exista um maior abastecimento para tais setores e, inclusive, aumento de preços para esses produtos.

Podemos observar de forma mais clara o impacto da sazonalidade no varejo ao analisarmos as estações do ano. Durante a primavera e o verão, temos o aumento da procura por sorvetes, ventiladores e artigos para praia; já durante o outono e o inverno, aumentarão as buscas por vinhos, botas e casacos, por exemplo.

Como lidar com a sazonalidade?

O 1º passo para enfrentar os períodos de alta e baixa no seu mercado é ter um bom planejamento. Aproveite o começo do ano e trace um plano para prever como o seu negócio se comportará diante das diferentes temporadas de consumo.

Com um planejamento eficiente, será possível delimitar estratégias que ajudarão o seu negócio a contornar com facilidade os períodos de sazonalidade negativa. Quando definidas previamente, essas ações serão responsáveis por minimizar os efeitos da sazonalidade no seu empreendimento.

É preciso, também, criar um planejamento detalhado para enfrentar os momentos de alta nas vendas. Um dos erros mais comuns das empresas que não se planejam para atender o aumento na procura é a escassez de matéria-prima.

Tenha em mente que, mesmo em tempos de sazonalidade positiva, você pode perder com a falta de um planejamento. Portanto, aproveite todo o potencial das épocas sazonais para aumentar os seus ganhos e crie um plano eficiente para superar as épocas de baixa no mercado.

Quais são as estratégias para driblar a sazonalidade negativa?

Após definir um planejamento, é possível pensar em estratégias que permitam que o seu e-commerce melhore a performance nos períodos de sazonalidade negativa.

Uma das primeiras ações é manter a sua empresa atraente e em evidência. Para isso, utilize o potencial das ferramentas de comunicação como uma estratégia para driblar a diminuição da procura no seu setor.

Entenda o perfil do seu público, onde ele está e como ele se comporta. Isso ajudará a sua empresa a criar campanhas de marketing mais eficientes.

Entre os modelos mais usados para alcançar o público estão o e-mail marketing e as redes sociais. Essas ferramentas ajudarão na veiculação de trocas de coleção, queimas de estoque e outras promoções lançadas no seu e-commerce.

Outro método bastante usado é o de rastrear datas comemorativas segmentadas, adequando a sua oferta de produtos. Ainda que não sejam muito populares, elas podem se enquadrar no perfil do seu empreendimento — e, se aliadas a boas estratégias de marketing, podem trazer bons frutos para o seu faturamento.

Quais são as estratégias para aproveitar a sazonalidade positiva?

Para potencializar os ganhos da sua empresa durante os períodos sazonais positivos, também é fundamental definir uma boa estratégia de vendas. Conheça alguns dos principais modelos a seguir:

Cupons de descontos

Esse é um formato muito usado no comércio eletrônico. Oferecer cupons de desconto é uma prática que pode ser usada tanto nos períodos de alta quanto de baixa no mercado.

Ainda que seja um método muito usado, preste atenção ao criar uma oferta para não diminuir muito a sua margem de lucro.

Vale-presente

O vale-presente é uma alternativa que pode ser muito explorada, em especial em tempos de datas comemorativas, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o Natal.

Nessa modalidade, o cliente escolhe uma quantia e presenteia com um vale que pode ser trocado por produtos dentro daquele valor adquirido.

Customização do e-commerce e da comunicação

Investir na customização do seu e-commerce durante uma data especial é um recurso muito importante para atrair a atenção dos clientes. Com isso, você criará um clima acolhedor para o consumidor, estimulando a visitação e as compras na sua loja virtual.

O mesmo pode ser aplicado para as campanhas de e-mail marketing e para as veiculações nas redes sociais. Se o período é de Dia dos Namorados, por exemplo, abuse de corações, cupidos e de outros símbolos que remetam à data.

Promoções

“Compre 2 e leve 1”, “X% de desconto em peças de coleções passadas”, “descontos ou frete gratuito nas compras a partir de um determinado valor”. Esses são alguns exemplos de promoções que você pode implantar na sua loja para estimular os acessos e a taxa de conversão.

Mesmo reduzindo um pouco a margem de lucro, criar promoções é uma forma bastante eficaz de aumentar o volume de vendas. Além disso, esse modelo permite dar vazão a alguns produtos com pouca procura e renovar o estoque da sua loja.

Com estudo, planejamento e dedicação, será mais fácil lidar tanto com os períodos de alto quanto de baixo fluxo do varejo. Portanto, todos os recursos são válidos para incrementar as vendas e aproveitar o potencial da sazonalidade na sua loja virtual.

O que você achou deste post sobre a sazonalidade no e-commerce? Se gostou, compartilhe-o nas redes sociais!

Postagens relacionadas
Gestão de pessoas: 5 dicas práticas para o dia a dia
Gestão de pessoas: 5 dicas práticas para o dia a dia
Inspire-se! 7 estratégias de marketing para sacudir seu negócio
7 melhores estratégias de marketing para pequenas e médias empresas
atacado
Compras no atacado: 6 demandas de clientes que precisam ser atendidas
Empresa familiar: 6 dicas de gestão que você precisa conhecer!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web