Como lidar com a pressão por resultados?

Como lidar com a pressão por resultados?

A alta competitividade entre as empresas modificou o cenário do mercado de trabalho. As inovações tecnológicas, maior exigência dos clientes, além da necessidade de constante aperfeiçoamento profissional, fizeram com que a pressão por resultados crescesse na mesma velocidade.

Nesse cenário, muitos colaboradores estão entrando em colapso por conta do estresse, já que as cobranças aumentam a cada dia, sem falar nas demandas da vida pessoal.

Para evitar que esse tsunami de emoções negativas afete você, elaboramos este post com algumas dicas que ajudarão a lidar com a pressão por resultados no trabalho. Continue lendo e aprenda a manter o equilíbrio sempre em dia no ambiente profissional!

Por que é importante saber lidar com a pressão?

Não tem como fugir dessa realidade. As pressões por resultados são frequentes no mercado de trabalho. Quem sofre por isso corre o sério risco de ficar desestimulado ou sem esperanças.

Por isso, a dica é enfrentar as situações para saber conciliar os momentos bons e ruins, evitando quedas emocionais ou até mesmo problemas físicos.

Afinal, as cobranças são naturais tanto na vida profissional quanto pessoal. Elas podem vir do ambiente familiar ou por meio das tarefas do dia a dia, como pagar as contas do mês.

O que realmente traz problemas é a forma como você encara as pressões. Quanto mais a preocupação atingir a mente, maior será a probabilidade de desequilíbrios.

Nesse cenário, a orientação aqui é investir na qualidade de vida, sabendo distinguir os momentos, valorizando atividades que são sinônimos de bem-estar e crescimento pessoal, profissional e espiritual.

Portanto, quanto mais você filtrar as pressões externas, menores serão os impactos em seu interior. Trata-se de uma forma de sobreviver diante das inúmeras influências do dia a dia.

Com o objetivo de ajudar você manter o equilíbrio, listamos sete dicas que certamente contribuirão para combater os sintomas da pressão. Vamos a elas!

De que maneira enfrentar a pressão?

1. Faça uma lista de atividades

Ao estabelecer metas em seu cronograma diário, semanal e mensal, certamente haverá uma estratégia bem planejada de acordo com as prioridades.

Isso é importante para conciliar as informações que pairam sobre a sua função e responsabilidade. Nesse sentido, a organização pessoal precisa caminhar com você. Tenha disciplina e mantenha o foco para não se desviar do que precisa ser feito de maneira urgente, necessária e importante.

2. Converse com os seus colegas

Você já ouviu dizer que conversando tudo se acerta? Pois é exatamente isso! Ao sentir que a pressão por resultados está te atingindo, busque referências de pessoas conhecidas que já passaram pela mesma situação e pergunte como elas lidaram ou venceram as limitações.

Trata-se de uma maneira de buscar formas de agir por meio do aconselhamento de profissionais mais experientes. Portanto, não deixe de se expressar sempre diretamente, com objetividade e clareza.

3. Tenha pequenos momentos de folga    

Quer extravasar o estresse? Busque sempre conciliar atividades prazerosas ao longo do seu dia, desligando-se totalmente da rotina de trabalho.

Invista em momentos que tragam satisfação, como a prática de uma atividade física, lazer com a família, leitura de um livro, assistir a um filme etc. Equilibre o seu tempo para tornar a sua vida em algo que realmente valha a pena.

4. Seja sincero

Muitas vezes, inúmeros profissionais assumem responsabilidades que dificilmente serão alcançadas em função do medo de falar abertamente com o superior sobre os prazos ou exigências.

Com isso, acabam se sobrecarregando ou levando trabalho para casa, fato que faz com que a pressão cresça de acordo com a proximidade do dia de entrega do que foi acordado.

Para evitar isso, seja transparente nas conversas ou reuniões, sempre valorizando a sinceridade.

Quando algum projeto chegar às suas mãos, analise criteriosamente o que está sendo cobrado e fale abertamente com o gestor ou líder sobre as suas reais possibilidades, assim como as da equipe.

5. Cuide de sua saúde

Excesso de café, tabagismo e consumo de álcool são válvulas de escape para combater o estresse e pressões por resultados no trabalho.

No entanto, sempre vem o dia seguinte, quando as consequências não são nada animadoras. Corpo dolorido, cabeça girando e desmotivação são alguns dos sintomas mais comuns. Por isso, invista na sua saúde como um todo.

Caso esteja exagerando em alguma esfera da sua vida, como na alimentação, por exemplo, que tal procurar um nutricionista ou endocrinologista, visando perder peso? Será que parar de fumar não ajudaria você a manter a irritabilidade afastada nos momentos mais tensos do dia?

São dicas que contribuem para amenizar os efeitos das pressões, seja no trabalho ou na vida pessoal. Assim, os sintomas de cansaço certamente serão atenuados, evitando insônia, dores generalizadas, entre outros males gerados pelo estresse.

6. Evite a cobrança pessoal excessiva

Criar expectativas fora da realidade é um excelente meio para experimentar uma futura frustração. Além disso, a cobrança excessiva para se destacar contribui ainda com a perda da motivação, trazendo desânimo no dia a dia.

De olho na melhora na sua produtividade, evite se cobrar muito, respeitando os seus limites profissionais, pessoais, mentais, emocionais e físicos.

Uma dica é investir no autoconhecimento. Por meio da percepção das suas potencialidades e fraquezas, é bem possível que você tenha mais assertividade nas tomadas de decisões.

7. Seja seguro de si mesmo

A autoconfiança é reflexo do preparo. A nossa última dica é direcionada exatamente a esse ponto. Quanto mais segurança você tiver no que faz, mais tranquilo estará no cumprimento das metas.

Por isso, invista na sua constante atualização profissional e mantenha bons relacionamentos no trabalho.

Quem sabe, não precisa ficar mostrando serviço. Faz com qualidade o que é solicitado e ainda se destaca pelo simples fato de ser quem é. Portanto, seja você mesmo e não se compare com os demais.

Quanto mais autenticidade houver em seu trabalho, menores serão os reflexos da pressão por resultados, já que os objetivos certamente serão alcançados.

Depois de ler este post, que tal levar as dicas até seus amigos e expandir o conhecimento? Então, compartilhe agora mesmo o conteúdo em suas redes sociais!

 

 

Postagens relacionadas
Saiba como aumentar o ROI de sua empresa com 6 estratégias
Entenda a importância do planejamento tributário para sua empresa
marketplace
Quais são as exigências para vender em uma plataforma marketplace?
livro para empreendedorismo
17 livros sobre empreendedorismo que você precisa ler já
Faça uma pesquisa de mercado eficiente em 8 passos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web