Como a embalagem pode definir o sucesso da empresa?

Um dos aspectos que mais chamam a atenção dos clientes para um produto é a embalagem, e sua importância é tal que a partir dela pode se definir o sucesso da empresa. Pode parecer estranho à primeira vista, mas a embalagem é parte da identidade da marca, ela reflete a empresa e do modo como chegará ao cliente.

O que você conhecerá aqui é como a embalagem consegue definir o sucesso da empresa ou até levá-la ao fracasso. Desde o seu tamanho, o cuidado com o transporte, a cor e as inscrições influenciam diretamente na imagem e promoção do produto. Então, se você não prestava atenção nesse conceito, compensa revistá-lo e reconhecer a sua importância.

As aparências importam

Se você está se preparando para criar uma embalagem para um produto que esteja vendendo ou está pensando em mudar a embalagem de um produto já existente, você pode estar se perguntando se a aparência do pacote, embalagem e/ou frasco de um produto é importante.

Muitos fornecedores de produtos podem pensar que o item em si e seu desempenho são mais importantes que a embalagem, mas a verdade é que essa última pode desempenhar um papel no sucesso da empresa, ou então, seu fracasso de vendas.

A função da embalagem no sucesso da empresa

Primeiramente, o objetivo da embalagem é para proteger o produto contra danos. A embalagem do produto não só protege o produto durante o transporte desde o fabricante ao consumidor final, mas também evita danos, enquanto o produto fica em prateleiras do varejo.

A maioria dos produtos tem algum tipo de embalagem. Por exemplo, sopas devem vir em um recipiente, se forem líquidas, ou em um pacote, caso estejam em pó. Enquanto maçãs podem ter embalagem própria para transporte, e assim por diante.

É válido ressaltar que, para cada tipo de produto, há uma embalagem diferente, justamente para não danificar seu conteúdo, como no caso de produtos alimentícios, mais sensíveis.

A atração já na embalagem

Como um produto embalado pode ser o aspecto que atrai o consumidor para ter o produto, a mesma embalagem pode trazer sentimentos negativos, repelindo o consumidor em potencial. Por essa razão, muitas empresas realizam uma extensa pesquisa sobre esquemas de cores, modelos e tipos de embalagem de produtos que mais atraem seu consumidor alvo.

Por exemplo, já reparou nas embalagens de fast food? Todas têm a cor vermelha, que estimula a fome. Desse modo, conforme o seu público-alvo, você pode acertar na escolha do modelo e da cor, que remeta sempre à identidade da marca, levando ao sucesso de vendas da empresa.

A promoção na embalagem

A embalagem também desempenha um papel importante para apresentar informações sobre o produto. A mais externa pode conter instruções sobre como usar o produto ou fazê-lo, conforme o caso.

Logo, a embalagem serve como guia, indicando o passo a passo. Existem muitas empresas, inclusive, que fazem da embalagem o próprio manual de instrução, sendo uma escolha bastante sustentável, por evitar a impressão de manuais, o que despenderia recursos desnecessários.

A facilidade no processo de decisão de compra

Embalagem também podem conter ingredientes e informações nutricionais sobre o produto.

Esses dados podem também ajudar a vender o produto, ou então torná-lo proibitivo. Isso porque permite que os clientes potenciais obtenham as informações necessárias que precisam para tomar uma decisão de compra, ou então evitá-la.

As informações contidas em um pacote podem impulsionar seu leitor ocasional a comprar o produto sem ter que falar com um atendente da loja, o que o deixa muito mais independente e preparado para realizar uma compra consciente.

A diferenciação do produto

A embalagem também pode diferenciar uma marca de um produto de outra marca. Ela deve conter o nome da empresa, logotipos específicos e respeitar o esquema de cores. Tudo isso ajuda os consumidores a identificarem o produto. Por um lado, ela posicionará um produto entre os concorrentes diretos nas prateleiras das lojas, por outro, marcará a diferença para os demais.

Afinal, a ideia é que o cliente possa se identificar com a marca da empresa, o que o impulsiona a comprar o produto. Se a embalagem do produto muda, pode alterar a percepção de marca da empresa. Dessa forma, é até interessante notificar o consumidor dessa alteração, para que ele se adapte e para que a empresa não perca a fidelidade.

A importância do design de embalagem

Todas as empresas querem sucesso instantâneo, que impacte logo o público e faça diferença no mercado. O que você deve perguntar é como a sua embalagem se sobressairá e de que maneira a identidade da marca será aplicada na própria embalagem.

O design deve refletir no formato do próprio produto para impactar. Por exemplo, se você compra um violão, a embalagem dele será a de um violão, com cores da marca, etc.

O pacote da experiência

Parte da razão de ser tão divertido um unbox de um novo produto da Apple é que sua embalagem reflete a experiência elegante e user-friendly do produto que está no seu interior.

A maioria das embalagens de brinquedos, por exemplo, são úteis também na hora de brincar. O importante é que você faça com que o cliente realize o seu unbox tendo a embalagem como algo útil, ou parte da experiência de usufruir do próprio produto.

As opções de embalagem eco-friendly

Embalagem que é reciclável ou reutilizável é sempre uma razão para um consumidor escolher a sua marca e não a opção de seu concorrente. Na verdade, 52% das pessoas em todo o mundo tomam decisões de compra, em parte, devido à embalagem que mostra uma marca promovendo um impacto social positivo.

Ou seja, mais da metade dos consumidores! Por isso, mesmo que não devamos pensar na aparência em primeiro lugar, não há dúvidas de que ela impacta e faz diferença na hora de comprar um produto.

O sucesso da empresa pode ser definido pela embalagem, porque é uma das grandes responsáveis em convencer os potenciais clientes e aqueles já fidelizados, de que vale a pena adquirir o produto apenas através da identidade visual. Uma boa armazenagem é fundamental para o encantamento do cliente e para a sua fidelização.

Lembre-se, a embalagem do produto destina-se a comunicar um propósito: o que sua marca representa e o que significa para o seu cliente. Não perca esta oportunidade de criar uma impressão duradoura na prateleira, nas mentes de seus clientes e garantir o sucesso da empresa.

Você investe nas embalagens dos seus produtos de forma competente? Se quiser começar a exportação de seus produtos, não deixe de ler o nosso artigo: Conheça o poder da embalagem de produtos para exportação.

Guia de exportação PME

Postagens relacionadas
Saiba como administrar uma empresa familiar e evitar conflitos
8 principais motivos para fazer uma gestão de caixa eficiente
Gestão de estoque: 7 erros que podem afundar sua empresa
Embalagens de produtos: 8 ideias inspiradoras para criar a sua!
Empreender em tempos de crise pode ser um bom negócio!
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web