Aprenda como expandir seu negócio em 7 passos

Todo trabalhador tem o sonho de trabalhar para si mesmo e muitos pequenos empreendimentos acabam dando certo. Em algum momento, é inevitável expandir o negócio. É nessa hora que surgem muitas dúvidas e é preciso que o empreendedor tenha cuidado para implantar as ideias corretamente. Contudo, seguindo alguns passos, é possível ter um resultado bastante positivo. Confira 7 dicas para expandir o seu negócio.

\n\n

Como expandir o seu negócio

\n\n

1. Parcerias

\n\n

Para uma empresa que está fortalecida, mas pensando em crescer, uma boa ideia para expandir o negócio é trabalhar no sistema de parcerias. Nesse caso, o seu negócio expande-se por meio da parceria com outra empresa. Assim, unem-se os clientes e há maior vantagem comercial. Além disso, essa é uma boa oportunidade para reavaliar algumas questões, identificando pontos fracos que precisam ser melhorados.

\n\n

Entretanto, como saber qual é a melhor opção de parceria? A ideia é que a empresa parceira ofereça opções que não são fornecidas pelo seu negócio, mas nas quais haja demanda por parte dos consumidores. Por exemplo, se você tem uma malharia e trabalha exclusivamente com agasalhos e roupas de ginástica, pode fazer parceria com outra malharia que fabrica peças de roupas casuais, voltadas para os afazeres do dia a dia. Assim, amplia-se a possibilidade de atração de clientes e, consequentemente, de vendas.

\n\n

Também é importante ressaltar que, antes de firmar a parceria, é preciso analisar muito bem o parceiro, verificando se ele possui idoneidade, se a empresa dele está com todos os documentos corretos e se os princípios e valores são os mesmos da sua empresa. Além disso, a capacidade produtiva das empresas parceiras precisa ser checada, já que a ampliação das vendas vai demandar aumento da produção. Assim, se a capacidade de produção já for suficiente, não precisa fazer nada em um primeiro momento. Se precisar aumentar a capacidade de produção, deve-se conversar a respeito de investimentos.

\n\n

2. Franquias

\n\n

Outra opção para expandir o seu negócio é começar a utilizar o sistema de franquias. Nesse caso, a sua empresa é a franqueadora, e o franqueado é que fica com a responsabilidade de tocar o empreendimento. A vantagem é que as franquias estão em expansão (tendo crescido 8,3% em 2015, segundo a Associação Brasileira de Franchising) e o franqueador fica responsável por oferecer treinamento, suporte e o modelo de trabalho. Já o franqueado precisa pagar uma taxa para reproduzir esse modelo.

\n\n

Contudo, as franquias são mais viáveis no caso de empresas que têm produtos reconhecidos pelo mercado. Assim, existem algumas questões a serem consideradas antes de começar o sistema de franchising.

\n\n

Primeiramente, deve-se fazer uma análise da situação da empresa, tanto nos aspectos legais quanto internos. Também é preciso fazer um planejamento estratégico bem detalhado para evitar problemas posteriores, considerando valor da marca, posicionamento no mercado, concorrência, fatores que diferenciam a empresa no mercado etc.

\n\n

Devido ao fato de haver muitos detalhes a considerar, recomenda-se que, na implantação de um sistema de franquias, seja contratado um consultor para auxiliar com todos os trâmites.

\n\n

3. Licenciamento da marca

\n\n

O licenciamento da marca é outra opção viável, especialmente se os produtos da sua empresa já são bastante conhecidos no mercado. Nesse caso, a marca é licenciada para outras empresas, que pagam royalties sobre as vendas realizadas. Isso significa que, apesar de outras empresas estarem vendendo os produtos da sua marca, elas não têm o conhecimento necessário para produzi-los.

\n\n

A vantagem do licenciamento da marca é que esse processo é mais simples e rápido, e o investimento é baixo se comparado a outras formas de expansão do negócio. A desvantagem é que a marca, para ser licenciada, precisa obrigatoriamente ter registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ou o processo precisa, pelo menos, estar em andamento.

\n\n

\n4. Aumento do mix de produtos\n

\n\n

Uma forma bem simples de expandir o seu negócio é aumentar o mix de produtos, ou seja, as opções de produtos disponíveis para os clientes. Oferecendo novos produtos ou mesmo serviços complementares, o cliente tem mais opções e, consequentemente, acaba comprando e investindo mais. Além disso, mais clientes potenciais são atraídos, já que a oferta aumentou.

\n\n

Outra vantagem do aumento do mix de produtos é que os períodos de queda nas vendas tendem a diminuir ou a defasagem desses períodos é reduzida, mas é preciso que o empreendedor tenha bastante consciência dessa atitude para que a rentabilidade e a lucratividade não acabem sendo afetadas.

\n\n

5. Abertura de outras unidades

\n\n

Essa estratégia não é tão barata, mas pode ser a melhor opção para você, dependendo do seu perfil empreendedor. Nesse caso, a marca continua centralizada nas mãos do dono e o empreendedor expande o seu negócio da mesma forma. O investimento com a abertura de mais unidades é relativamente alto, mas existem opções mais econômicas, como os quiosques, por exemplo. Caso essa seja a sua opção, é importante lembrar que essa nova unidade também deve ter o seu plano de negócios bem definido e de acordo com o que já é vigente na unidade estabelecida.

\n\n

6. Ampliação dos canais de venda

\n\n

Se a abertura de mais unidades é um investimento muito alto, o empreendedor pode optar por ampliar os seus canais de venda. Por exemplo, se você tem apenas uma loja física, pode implantar uma virtual ou vice-versa. Nesse caso, existem diversas ações que podem ser adotadas, de acordo com o tipo de negócio. Basta pesquisar a melhor solução: vendas por internet, distribuidores, representantes comerciais etc.

\n\n

Cada caso é diferente e precisa ser avaliado pelo empreendedor, que vai identificar os pontos que precisam ser reforçados. Além disso, o empreendedor precisará despender muito esforço, além de capital, para obter o retorno necessário.

\n\n

7. Comprar uma empresa concorrente

\n\n

Por fim, a última dica para expandir o seu negócio é comprar uma empresa concorrente. Há duas opções: fusão ou aquisição. Cada uma delas tem características legais diferentes e é preciso que o empreendedor analise qual é a mais viável. No entanto, o objetivo é reduzir custos, ampliar o negócio e aumentar a quantidade de clientes.

\n\n

Achou interessantes todas as opções disponíveis para expandir o seu negócio? Então, deixe o seu comentário e compartilhe suas dúvidas e experiências.

\n\n

 

Postagens relacionadas
Treinamento comercial: 5 dicas de como fazer com sucesso!
Treinamento comercial: 5 dicas de como fazer com sucesso!
alimentos
Como fazer uma distribuição de alimentos eficiente?
Como a embalagem pode definir o sucesso da empresa?
Conheça 7 dicas incríveis para fidelizar clientes
Conheça 7 dicas incríveis para fidelizar clientes
investidores
Os 9 maiores desafios do pequeno empreendedor
1 Comentário
  • […] Devido a essas características, esse é um elemento logístico importante para o seu negócio e que pode influenciar fortemente os resultados dele. Sem ele você não tem informações completas sobre o produto e, portanto, seu gerenciamento é mais difícil. Conhecer os métodos de rastreabilidade, portanto, é uma forma de conhecer formas de ajudar a sua empresa. […]

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web