8 dicas para garantir o sucesso nas vendas

Especialmente após o período conturbado que o Brasil experimentou em sua economia nos últimos anos, o comércio espera ansiosamente pelos momentos em que os consumidores procuram mais o varejo e o número de compras cresce.

No entanto, para garantir o sucesso das suas vendas, é fundamental adotar algumas atitudes básicas. Quer descobrir quais são elas? Então confira o conteúdo a seguir!

1. Faça um bom planejamento

O primeiro passo para garantir o sucesso nas vendas é fazer um bom planejamento. Afinal, se você não considerar o aumento na procura e no movimento, as chances de experimentar problemas sérios serão muito superiores. Coloque no papel tudo o que for necessário para que seus melhores objetivos se concretizem.

Use o ano anterior para fazer uma previsão de demanda. Anote também o fluxo de caixa, as formas de recebimento, as entregas, as embalagens, a oferta de promoções e qualquer item que precise ser pensado e analisado. Avalie também a necessidade da contratação de funcionários temporários. Feito isso, é hora de partir para o passo seguinte.

2. Melhore o ponto de venda

O ponto de venda também é fundamental para garantir o sucesso nas vendas. Sabemos que esse é um período que mexe bastante com as emoções das pessoas e, nesse contexto, uma decoração que remeta aos sentimentos positivos da estação pode ser um belo diferencial para o seu negócio prosperar ainda mais.

Foque especialmente nas vitrines, que devem ser bonitas, chamativas e conter uma seleção muito bem-feita dos seus melhores e mais lucrativos produtos. Uma boa iluminação também é indispensável, afinal, as pessoas não devem ter que fazer esforço para observar seus itens. Não poupe a criatividade e enfeite o interior da loja também.

3. Invista no bom atendimento

Deixar seus funcionários afiados para esse momento também é muito importante. Faça uma ou mais reuniões antes de iniciar o ciclo de vendas e converse com todos, explicando as estratégias que serão utilizadas e também as expectativas que o negócio tem para esse período. Oferecer algum benefício ou bonificação pode ser de grande valia.

Os colaboradores precisam dominar todas as informações relevantes sobre os produtos, de forma que estejam aptos a responder qualquer indagação ou dúvida sem grandes dificuldades. A educação e a atenção devem ser redobradas e é preciso que todos “vistam a camisa” para que o resultado seja o melhor possível.

4. Aposte em promoções e descontos

Muita gente espera o início ano não apenas para presentear, mas também para aproveitar o grande número de promoções e descontos que surgem nessa época. Se isso não chega a ser um diferencial competitivo nesse período — afinal, praticamente todas as empresas usam essa tática — não conceder um belo abatimento pode deixá-lo atrás da concorrência.

Calcule adequadamente quais são os artigos que oferecem uma boa margem de lucro e que podem continuar sendo vantajosos mesmo com um belo abatimento. Veja também se não existem alguns itens que podem servir como isca, ou seja, que mesmo custando pouco servirão para atrair clientes para o ponto de venda.

5. Divulgue os seus produtos

Não adianta também apenas esperar que o período mais propício para negócios seja a solução dos seus problemas. Para que os clientes em potencial venham conhecer o seu ponto de venda e adquiram os seus artigos, divulgar adequadamente o que você está oferecendo é simplesmente fundamental.

Além de reforçar as suas táticas habituais de propaganda e marketing, uma boa ação pode ser a confecção de cartazes e anúncios chamativos e que reforcem os seus diferenciais competitivos, tais como descontos, combos e opções de pagamento. São ferramentas com baixo custo e com grandes índices de retorno.

6. Não se esqueça do marketing digital

Outra forma de divulgação altamente eficiente nos dias de hoje é o marketing digital. A internet permite que mesmo empresas de pequeno e médio porte consigam alcançar um grande número de consumidores, com um custo muito mais baixo do que as estratégias mais tradicionais.

Um blog, por exemplo, pode ser uma boa maneira de ganhar credibilidade e de atrair a atenção de gente que sequer está pensando em comprar os seus produtos. Marcar presença nas redes sociais também é importante, pois isso aproxima o negócio do seu público-alvo. Por fim, um bom website é indispensável para passar segurança para as pessoas.

7. Gerencie bem o seu estoque

O estoque pode ser considerado o coração de uma empresa. Por isso mesmo, em um momento que há uma previsão de aumento nas vendas dos produtos, é primordial que ele seja bem administrado e esteja em condições de atender a essas novas demandas com maior precisão e rapidez.

Identifique os artigos com mais saída e aumente o seu número no acervo. O mesmo vale para os itens que estão com grandes descontos ou envolvidos em combos, pois a tendência é que acabem vendendo muito mais. Em última instância, tenha uma conversa franca com seu fornecedor para estipular uma forma de reposição mais veloz.

8. Use o poder das embalagens

Por fim, as embalagens também podem ser extremamente úteis para garantir o sucesso nas vendas. Além de reforçar a marca da empresa, elas servem para proteger adequadamente os artigos e, até mesmo, como uma poderosa ferramenta de propaganda e divulgação.

Garanta que o logotipo do seu negócio esteja bem visível e, se possível, faça referências às datas comemorativas. O código de barras impresso também pode ser uma maneira de ajudar na organização do estoque e de controlar melhor a entrada e saída dos produtos.

Essas são algumas das melhores dicas para garantir o sucesso nas vendas! Conhece alguma outra? Então, deixe sua opinião aqui nos comentários!

 
Postagens relacionadas
Saiba como trabalhar a inovação como estratégia competitiva
Negócios em expansão: saiba como fazer um estudo de viabilidade
Estratégia oceano azul: o que é e qual sua importância?
Single, multi, cross e omni-channel: saiba o que são e quais as diferenças
Estudo de mercado: saiba como fazer e encontre as melhores oportunidades

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web