8 dicas fantásticas para alavancar as vendas em fim de ano

Chegou o momento mais esperado pelo comércio brasileiro. Afinal, trata-se de um período repleto de oportunidades, pois as vendas de fim de ano geram empregos, movimentam a economia e contribuem com o aumento da rentabilidade de muitos empresários.

Apesar da crise econômica, o depósito do 13º salário faz com que inúmeros consumidores gastem no período de festas, como Natal e Ano-Novo. E, para que o seu negócio prospere nesse momento tão propício, nada melhor do que seguir algumas dicas que farão a diferença no varejo.

Quer melhorar as suas vendas? Então veja 8 orientações que certamente melhorarão os seus ganhos e também a representatividade de mercado da sua empresa. Venha com a gente e faça a produtividade girar a favor do seu negócio!

1. Crie promoções

Um dos principais meios de atração dos clientes é a promoção. Como as pessoas são atraídas pelas vantagens que uma compra pode oferecer, quanto mais você investir em descontos, melhor.

Abuse da criatividade e ofereça facilidades aos consumidores, como pagamentos parcelados em mais vezes do que a concorrência e, se possível, com entrada para 2018.

Faça um crediário próprio e ofereça descontos para quem paga à vista ou em dinheiro. É interessante, ainda, criar promoções “pague X, leve X+1”. O sorteio de brindes e os cartões fidelidade também são uma boa aposta, pois fidelizam os clientes e atraem novos públicos.

Ou seja, quanto mais o consumidor perceber que está valendo a pena gastar em sua loja, maiores serão as chances de lucratividade. Portanto, explore as ideias empreendedoras.

2. Elabore campanhas engajadoras de novos públicos

Ampliar o público-alvo de sua loja é uma estratégia que surte efeito nas vendas de fim de ano.

Você poderá elaborar uma campanha específica voltada aos jovens ou a pessoas que ainda não fazem parte do perfil dos seus clientes.

Para isso, a utilização do inbound marketing — que explora todos os pontos da internet, como as redes sociais — é fundamental. Você pode, ainda, criar uma campanha ou um anúncio publicitário em outdoors ou na própria loja, com banners, adesivos e letras caixa.

A dica é explorar a criatividade, sempre de olho na expansão do público-alvo. Dessa maneira, o marketing contribuirá com o seu negócio.

3. Estimule metas

Muitos vendedores, de olho em ganhos mais atraentes, vencem a desmotivação quando são estimulados a atingir metas. Por isso, inserir objetivos específicos para cada colaborador é fundamental para alavancar as vendas nessa época do ano.

Afinal, com o comércio lotado, é preciso apresentar diferenciais. Um atendimento sofisticado e comprometido com a satisfação do cliente faz uma grande diferença. No entanto, para que isso seja atingido, a equipe precisa estar muito bem preparada (como veremos a seguir).

4. Treine o seu time de vendas

As metas pré-estabelecidas só serão atingidas quando o grupo estiver realmente comprometido com a política da empresa.

Para isso acontecer, nada melhor do que colocar em prática um devido treinamento da sua equipe — seja por meio de palestras, videoaulas ou dinâmicas de grupo. Deixe os funcionários bem capacitados e acompanhe a rotina para que todos estejam alinhados.

Dessa forma, o atendimento em seu negócio será um diferencial e desbancará a concorrência. Além disso, quando o colaborador percebe que está sendo valorizado pelo gestor, a sua produtividade melhorará consideravelmente.

5. Aumente o seu estoque

Imagine um potencial cliente chegar à sua loja e não encontrar o produto que tanto almejava. Certamente, ele vai comprar na concorrência não só o que queria, como outros itens que surgem no meio de uma compra.

Portanto, não deixe isso acontecer. A receita está exatamente na montagem de um bom estoque, de maneira consciente para não haver futuras perdas.

Observe os produtos que têm as maiores saídas e invista neles. Faça uma análise de mercado e deixe o estoque preparado para não “passar vergonha” nesse período de maratona de compras.

6. Faça parcerias

Que tal criar uma promoção como “em compras acima de R$ 100,00 em nossa loja, ganhe uma refeição no café X”?

Com parcerias firmadas com pequenos e médios empresários, o seu leque de atrativos aumentará exponencialmente, fazendo com que o consumidor pense 2 vezes no momento de não entrar em seu estabelecimento.

Muitas vezes, o investimento em parcerias com outros segmentos do comércio contribui muito com as vendas no fim de ano. Seja um estacionamento gratuito, um brinquedo para as crianças ou um aperitivo no momento da compra: tudo é diferencial!

7. Invista na decoração

Sendo o Natal a data mais explorada pelo comércio varejista, nada melhor do que investir em uma decoração bem atraente.

Ao se sentir bem dentro da sua loja, os clientes poderão aumentar os gastos previstos (acredite, é muito comum a decoração encantar as pessoas!). Por isso, seja criativo e explore as cores de acordo como seu ramo de atuação. Dessa forma, os consumidores se sentirão mais à vontade na hora da compra.

8. Explore as vendas on-line

Com o crescimento das vendas on-line, o momento é propício para você inserir o seu negócio no e-commerce. Ao expandir as vendas Brasil afora, os seus lucros aumentarão consideravelmente, principalmente no período natalino.

Afinal, muita gente tem optado em só comprar por meio da internet por conta das facilidades e das comodidades, fugindo das filas. Ou seja, trata-se de um segmento que vale a pena investir, tendo em vista que os custos das vendas são menores e muito rentáveis.

Seguindo essas 8 dicas, certamente as suas vendas de fim de ano aumentarão consideravelmente.

Vale a pena planejar as ações, colocando em planilhas os gastos previstos, os retornos efetivados e a aquisição de novos públicos.

Faça um constante acompanhamento voltado à produtividade dos colaboradores, principalmente dos temporários, verificando os talentos que poderão compor futuramente a equipe da empresa.

Ao formar um time campeão, os clientes ficarão cada vez mais fidelizados, retornando sempre ao seu negócio, além de estimular amigos e familiares a sempre comprar com você. Eis a receita do sucesso!

E então, gostou do nosso post? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe os nossos conteúdos sintonizados com comércio varejista: estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.

Postagens relacionadas
5 estratégias para expandir seu e-commerce e aumentar as vendas
Saiba como aumentar o ROI de sua empresa com 6 estratégias
5 dicas para gerar crescimento empresarial saudável
7 coisas sobre empreendedorismo que você não aprende nos livros
Saiba trabalhar a exportação para fugir da crise

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web