10 estratégias infalíveis para fidelizar clientes

Muitos empreendedores conhecem táticas infalíveis para conquistar novos clientes, porém, ainda não investem o necessário para mantê-los em suas bases. Você sabia que é mais caro conquistar um novo cliente do que fidelizar um antigo?

O investimento em fidelização de clientes proporciona um bem inestimável para qualquer empresa, pois isso os transforma em porta-vozes dela. Os clientes fidelizados são aqueles que confiam na sua marca e indicam os produtos e serviços que ela comercializa para seus amigos, familiares e até desconhecidos — estes, por sua vez, recomendam aos amigos nas redes sociais.

Consumidores fidelizados retornam ao seu negócio, movimentam o caixa da empresa e fazem com que ela se destaque no mercado.

E então, que tal dar essa guinada no seu negócio? No post de hoje, separamos 10 estratégias infalíveis para fidelizar clientes. Acompanhe!

1. Monitore o comportamento dos seus consumidores

O primeiro passo em uma estratégia para fidelizar clientes é saber quem eles são. Você os conhece bem? Sabe onde moram? Qual é a idade média deles? Qual a porcentagem de homens ou mulheres? Qual é o poder aquisitivo dos seus consumidores? Saber essas respostas é o básico para conhecê-los.

Da mesma forma, é importante monitorar o comportamento deles — principalmente nas redes sociais. Observe o que eles andam falando da sua marca e dos seus produtos e/ou serviços. É com base nesse feedback que você será capaz de melhorar sua atuação no mercado e satisfazer os desejos dos seus consumidores.

2. Ofereça canais de comunicação abertos

Nenhum consumidor gosta de se sentir limitado, portanto, amplie sua oferta de canais de comunicação. Além do telefone e do atendimento presencial, coloque na lista: redes sociais, mensageiros instantâneos, formulários no site, e-mail e até chat.

A ampliação da oferta de canais de comunicação abre um caminho sem precedentes entre o seu negócio e os consumidores, que passam a interagir mais com a empresa.

3. Garanta o cumprimento dos direitos do consumidor

O nosso país é um dos mais avançados do mundo no que diz respeito aos direitos do consumidor. Nossas leis são bem detalhadas e protegem tanto os consumidores quanto as empresas. Faça com que esses direitos e deveres sejam cumpridos, pois isso reforça a confiança existente entre a sua marca e os clientes.

4. Ofereça serviços personalizados e profissionais

Agora que você conhece bem os seus clientes, que tal oferecer serviços mais personalizados? Nós vivemos em um tempo onde as pessoas não se dão mais por satisfeitas com qualquer oferta. Elas querem algo que as represente, ou seja, que tenha a ver com seus valores ou pontos de vista.

Se você tem uma clientela mais jovem, por exemplo, que tal adaptar a linguagem para que ela entenda melhor o que você deseja que ela compre?

Da mesma forma, os serviços oferecidos devem ser profissionais. Para isso, é essencial trabalhar com um bom software de gestão e tecnologias que agilize o atendimento. Nesse sentido, o uso do código de barras torna-se essencial.

5. Construa valor em cada uma de suas ofertas

Há muito tempo que o menor preço deixou de ser o grande trunfo de uma empresa. O cliente, atualmente, não busca apenas isso. Ele deseja se sentir seguro diante de possibilidade de compra. Por esse motivo, é importante que você construa um valor em cada uma de suas ofertas.

Você pode, por exemplo, oferecer garantia estendida, programas de fidelização, condições especiais de pagamento, brindes e até a possibilidade de concorrer a um sorteio. São inúmeras possibilidades!

6. Meça continuamente a satisfação dos seus clientes

Lembra do que falamos nos dois primeiros tópicos (monitoramento constante e novos canais de atendimento)? Aproveite as informações coletadas neles para conseguir medir continuamente a satisfação dos seus clientes.

Aproveite todo e qualquer feedback para aprimorar a qualidade do seu atendimento, bem como dos produtos e serviços que são oferecidos por sua marca. Toda crítica é bem-vinda e deve ser transformada, sempre, em engajamento para melhorar.

7. Faça um excelente pós-venda

Não se dê por satisfeito! Depois que o cliente adquiriu o seu produto e/ou serviço, continue em contato com ele com o objetivo de saber como está sendo a sua experiência de uso. Dê dicas e estimule o feedback do consumidor, pois essa preocupação fortalece o laço entre a empresa e o cliente. Capriche no pós-venda!

8. Invista nos seus diferenciais de mercado

O que torna os seus produtos e/ou serviços melhores do que os dos seus concorrentes? Faça uma lista com esses diferenciais e invista neles! Se o seu negócio tem uma maneira diferenciada de atender e de entregar um serviço melhor aos consumidores, por que não destacar isso?

Faça com que os consumidores se sintam especiais para que jamais se esqueçam de como é estar em contato com a sua empresa.

9. Priorize os seus clientes VIP

Aqueles clientes que são recorrentes, ou seja, sempre compram sua mercadoria, devem ser tratados como clientes VIP.

Vamos a um exemplo: você já viajou de avião? Notou que na hora do embarque os clientes preferenciais da companhia aérea são sempre os primeiros a entrar na aeronave? É isso! É esse o tratamento que você deve dar aos seus clientes mais frequentes, pois isso gera valor e engajamento.

10. Aposte em programas de fidelidade e recompensas

Crie um programa de fidelização em seu empreendimento. Faça uma ficha de cadastro para cada um dos seus clientes e recompense aqueles que compram com mais frequência e/ou gastam mais. Ofereça descontos e até prêmios e brindes.

Todo consumidor gosta de se sentir valorizado e, diante de um programa de fidelidade, ele tenderá a ser mais engajado com sua marca para conseguir ter acesso às recompensas.

Aproveite essas 10 estratégias infalíveis para fidelizar clientes e transformar o seu negócio, ganhando novos mercados e mais consumidores.

Gostou do conteúdo de hoje? Tem mais em nossas redes sociais!

Siga nossos perfis e fique por dentro de assuntos como este para tornar a sua marca cada vez maior e mais sólida. Estamos no Facebook, no Twitter, no Google+ e no LinkedIn! Nos vemos lá!

 

 

Postagens relacionadas
Treinamento comercial: 5 dicas de como fazer com sucesso!
Treinamento comercial: 5 dicas de como fazer com sucesso!
Como se adequar às exigências de mercado do varejo no Brasil?
Gestão de estoque: 7 erros que podem afundar sua empresa
atacado
Compras no atacado: 6 demandas de clientes que precisam ser atendidas
6 dicas práticas para uma reunião realmente produtiva
6 dicas práticas para uma reunião realmente produtiva

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web